Em 1934, Jordan C. Bauer da Stein-Hall Company desenvolveu uma cola à base de amido usando a parte cozida do amido como um agente transportador para manter o restante do amido suspenso. Este desenvolvimento foi de extrema importância para melhorar a performance das onduladeiras e começar a substituir o uso de outros adesivos como o Silicato de sódio.
Hoje, a gelatinização de uma parte do amido, que é a base do método chamado Stein-Hall, continua sendo o diferencial para as colas de onduladeiras dos amidos modernos, apesar de haver outras metodologias mais evoluidas e eficazes que o Stein Hall, tais como: High Shear (mais usada no Brasil), Minocar, No Carrier, Pristim e OBM.
Desenvolvida a mais de 80 anos as colas de amido para onduladeiras são adesivos compostos principalmente de água, amido (normalmente milho ou mandioca), soda cáustica e bórax (em pó, líquido ou ácido bórico), podendo ou não de acordo com as necessidades usar um aditivo melhorador de colagem ou aditivos de resistência a úmido.
Embora o método básico de fazer a cola de amido tenha permanecido o mesmo por mais de 80 anos, sistemas automatizados de mistura de amido e modernos polímeros e resinas melhoraram muito as características de consistência e desempenho da cola.
Ponto de gel mais baixo, melhor controle da viscosidade e temperatura, além de aditivos especiais estão permitindoque as velocidades de onduladeira consigam atingir cada vez mais novos valores máximos.
Amido usado em duas fases, a primeira que é o cozido ou “transportador” que é parte do lote que atua como um agente de suspensão para o amido cru não cozido e evita que ele sedimente com o passar do tempo. Portanto, ajuda a controlar a viscosidade.
A soda cáustica é adicionada para controlar o ponto de gel e fornece a energia química para dissolver e gelatinizar ou cozinhar (de acordo com o método de preparo) o amido carreador.
O bórax é necessário para conferir viscosidade e aderência, para melhorar as propriedades do filme e para controlar a estrutura da cola. Juntamente com o cáustico, o bórax determina a penetração da cola nos liners e nas ondas do corrugado.
ADITIVOS
Aditivos de desempenho para melhorar a performance da cola tem avançado muito para ajudar os processos de colagem em velocidades mais altas e papéis cada vez mais difíceis de serem colados, nas máquinas mais novas de hoje. Os produtos foram desenvolvidos para melhorar a penetração e adesão em revestimentos de alta compressão e papéis com size e resinas.
Outros produtos melhoram secagem, retenção de água, e outras propriedades para atender às necessidades da aplicação específicas e características do equipamento. Produtos especiais e aditivos maximizam o desempenho da onduladeira e qualidade das chapas sob uma ampla gama de condições de operação.
Conheça a linha de aditivos SMARTGUM MC, o aditivo Smartgum MC funciona como melhorador de colagem e facilita o processo de colagem por vários motivos, destacando-se o fato de que no momento do preparo da cola o aditivo se liga as cadeias de hidroxila (que estariam ocupadas por moléculas de água) fazendo com que o processo de saída da água da cola seja potencializado, promovendo uma secagem mais rápida e uma colagem mais robusta.
Para maiores informações sobre o aditivo MC Smartgum entre em contato através do email: paulo.jordao@nvty.com.br ou pelo fone (41) 33723372.